novembro 29, 2004

Jornadas do Mar

JVC, no seu comentário aqui e no seu blogue, referiu-se à Escola Naval e às suas Jornadas do Mar. Isso levou-me a pensar que talvez possa ter interesse partilhar a minha impressão sobre aquela instituição e sobre a iniciativa que leva a cabo de dois em dois anos.

Infelizmente, não pude estar nos cinco dias das Jornadas, que se inserem numa semana cultural dedicada aos alunos finalistas da instituição. As Jornadas estão abertas a alunos de ensino superior, nacionais ou não, de diversas áreas do saber. Foi por isso interessante conhecer e conversar com alunos de Direito do Porto ou Coimbra, ou com gente vinda do Politécnico de Viseu. Especialmente enriquecedor foi conhecer o Tomàs, aluno de Língua e Cultura Portuguesa na Universidade de Budapeste!

Eu e a colega que me acompanhou fomos muito bem recebidos na Escola Naval. Aliás, estas Jornadas foram muito bem preparadas e organizadas, com um secretariado excepcional. Não conheço iniciativa idêntica nas nossas Universidades. Onde é que um aluno de licenciatura pode apresentar uma comunicação? Mais do que isso, onde é que existem seminários/colóquios abertos apenas a alunos? Mais ainda... com o atractivo de ainda ter a possibilidade de ver o seu trabalho publicado. E, como se não bastasse, para os melhores em cada área havia prémios.

O ambiente na Escola Naval era bastante agradável. A hora das refeições foi uma surpresa, já que se pratica uma educação que julgava ser de outro tempo. Aliás, não só à mesa. Aqueles "tipos" (permitam-me que os trate assim) são bastante educados. E não achei que fossem rigidamente bem educados...

Claro que numa instituição deste tipo encontramos um certo "narcisismo institucional"... Nada de surpreendente e, até, compreensível. Algumas das nossas faculdades/ universidades bem que podiam cultivar um pouco daquele espírito de grupo e orgulho institucional. Mas sem exageros. E, claro, precisariam de ter alguma coisa com que se orgulhar...