dezembro 27, 2004

Condição temporária

Escreveu-se numa revista (quem frequenta a rede de blogues obre o ES já sabe a que me refiro) que o Fio de Ariana "é um Blog que difunde informação sobre o Ensino Superior com um enfoque particular na História. Pena é que tenha entrado em hibernação, pois a condição (temporária) de estudante/bolseiro do autor do Blog torna-o um Blog vocacionado para discutir questões que não aparecem noutros Blogs."

Houve duas coisas que me fizeram sorrir neste parágrafo: a hibernação e a condição temporária de estudante/bolseiro. Quanto à primeira, julgo que o artigo terá sido escrito há umas semanas atrás, quando me despedi do blogue. Mas, como sabem, a ausência durou poucos dias, e o psi de serviço disse que eu era um blogo-dependente. Serei...

Mas o que me levantou dúvidas foi a referência ao carácter temporário da minha condição de estudante/bolseiro. Na verdade, não sei que intencionalidade tinha o autor ao me descrever daquela maneira. Porquê a utilização da palavra "temporário". Temporariamente bolseiro? Temporariamente estudante? Temporariamente ambos? Quem estuda não o faz sempre numa condição temporária, sonhando exercer uma profissão? Estas questões não devem fazer sentido nenhum, mas como podem ver pelo texto anterior, para mim fazem algum. Temporariamente até quando?

Nota: Para dizer a verdade, deixei de ser bolseiro em Julho de 2004, passando a exercer as mesmas funções como trabalhador independente. É que eu não era Bolseiro de Mestrado, mas de Investigação num projecto desenvolvido por uma unidade I&D. Estudante sou, e até gostava de continuar a ser mais uns anos...