O Governo açoriano atribuiu hoje 590 mil euros à aquisição de equipamento para a nova biblioteca central da universidade do arquipélago, que custou cerca de quatro milhões de euros.
Apesar de formalmente inaugurada em Julho do ano passado, a infra-estrutura do pólo de Ponta Delgada do estabelecimento de ensino superior não entrou em funcionamento na ocasião, devido à falta de equipamento e à necessidade de transferência do espólio do anterior edifício.
Segundo uma fonte do Governo dos Açores, a verba agora disponibilizada constitui uma das acções previstas no Plano de Investimentos do arquipélago para este ano, aprovado na Assembleia Legislativa Regional.
Além disso, enquadra-se no esforço que o Executivo regional tem desenvolvido de "solidificação técnica, científica e financeira" da Universidade dos Açores, que dispõe de cerca de três mil alunos, disse a mesma fonte.
A biblioteca central da universidade, inaugurada pelo anterior reitor Vasco Garcia, vai centralizar um espólio de cerca de 200 mil volumes, permitindo ainda aos alunos e docentes acederem, por meios informáticos, às redes bibliográficas nacionais e internacionais.
In Público.pt - Última Hora