maio 23, 2004

Novo director da Torre do Tombo que afinal não é Torre do Tombo

O historiador de arte Pedro Dias é o novo director do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (IAN/TT).

Perguntou-lhe um jornalista, em entrevista recente ao Expresso, como tinha encontrado o IANTT. Respondeu Pedro Dias: "Numa situação de perplexidade, porque ia haver uma mudança de direcção - a directora-geral, Miriam Halpern Pereira, tinha sido nomeada pelo ministro José Sasportes, com outro projecto político. Isso levou a que a Torre do Tombo (TT) tivesse momentos de indefinição, quer da direcção quer do Governo, o qual esperava que eu viesse a assumir funções para algumas mudanças de carácter estrutural. Isto não envolve qualquer crítica à minha antecessora, mas o facto de saber-se com muita antecedência que a directora não ficaria foi prejudicial. Se a TT se integra muito bem no MC, o instituto, em si, é transversal a toda a administração pública: as suas competências passam por todos os ministérios. Daí ser complicado ter alguém neste lugar que não se revê claramente no programa do Governo em funções."

Até o director da Torre do Tombo tem de ser alguém da confiança do governo?! Mas porquê? Fica claro que em Portugal tudo, mesmo tudo é pensado a curto prazo. Fica também evidente que qualquer lugar de nomeação governativa é sempre um lugar a curto prazo. Mudam os governos, muda o responsável por determinado organismo. Assim será impossível mudar o que quer que seja em Portugal. E ainda não se lembraram de privatizar o IANTT...


Nota 1) Justificação do título de hoje: diz o novo director do IANTT que "continua a existir um equívoco: isto não é a Torre do Tombo, é o Instituto de Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. Já houve uma separação entre a TT e o então Instituto Português de Arquivos. Foi muito mau terem-se unido, mas seria uma catástrofe voltar atrás."

Nota 2) A entrevista, na íntegra, foi-me amavelmente fornecida pelo MJMatos, do Que Universidade?. Se alguém a quiser, também a poderei facultar.