maio 19, 2004

Eu

Uma das questões que se debate acerca da blogosfera é a da possibilidade que existe de utilizar este meio com fins pouco éticos, nomeadamente utilizando a calúnia. Ora tal só é possível dado o anonimato que aqui é facilitado.

Quando iniciei este blogue comecei por assinar como Fio, mas pela invocação de Clio, musa da História (iconograficamente aqui representada no canto superior), houve quem sugerisse que adoptasse aquele nome. E assim foi até há pouco tempo, quando decidi assinar estes textos com as iniciais do meu nome. Nunca procurei um verdadeiro anonimato, e o facto de procurar sempre transmitir a minha opinião, sem ultrapassar o “risco”, faz com que julgue importante personalizar ainda mais este blogue. Uma personalização que é também humanização e responsabilização. Esta necessidade ética talvez se deva, até, ao facto de aos 15 anos ter optado por Humanidades com a intenção de seguir Jornalismo. Acabei por fazer outras opções. E ainda bem. Sou um licenciado em História bastante satisfeito com o que tenho aprendido, e ainda mais agora com uma tese que é, sem dúvida, o meu grande projecto do momento.

E porquê um blogue sobre o ensino superior? Ao contrário dos autores dos outros três blogues sobre esta temática, não sou professor, nem virei a ser. E, como já perceberam, nem aluno (de licenciatura) sou. Ou seja, move-me apenas a certeza de que é na Escola que está o motor da mudança do país. Enquanto a Escola, e a Escola Superior em particular, continuar como está, será difícil alterar o que quer que seja em Portugal. Ou seja, é um dever de cidadania interessarmo-nos pelo Ensino Superior.

Bem, tudo isto para dizer:

Bom dia! Sou o Hugo Ribeiro.