maio 05, 2004

Queima do Porto

Há uns anos atrás (poucos, que ainda sou um miúdo), estava eu no 1º ano da faculdade, participei no cortejo da Queima das Fitas. Marçal Grilo era o Ministro da Educação e o alvo predilecto da contestação estudantil. Os carros de cada curso e/ou faculdade exibiam frases bem humoradas e de crítica ao ministro e às suas políticas. Havia imaginação.

Ontem realizou-se mais um cortejo. Por razões familiares fui assistir. Os carros que tinham colunas de som passavam músicas como o "Mister Gay", a do "Dartacão" ou o "Eu vou" (dos Sete Anões). É verdade que a maior parte destes carros "com som" eram de instituições privadas. Mas ainda me lembro que quando não havia meios técnicos a voz dos estudantes remediava essa falta, e gritavam-se bem alto frases de protesto (com mais ou menos conteúdo).

Nos carros eram poucos os "slogans" em que se alertava para os problemas materiais das faculdades. Um ou outro lá trazia uma qualquer frase sobre as já "velhinhas propinas"... Não me recordo de ontem ter visto ou ouvido qualquer mensagem relativa às políticas do Ministério da Ciência e Ensino Superior. Já os estudantes de Coimbra, por exemplo, não precisaram de esperar pela Queima, e montaram na Praça D. Dinis o "cemitério da educação"...

Reparei, isso sim, nos habituais excessos de álcool e de muitos estudantes com os telemóveis de último modelo, com câmara fotográfica incorporada. Enfim, eu ainda sou do tempo em que se ia de autocarro para a faculdade.

Estarei velho?