abril 07, 2004

Desemprego

O emprego científico em Portugal está bloqueado e há um número crescente de jovens doutorados que têm que sair do País para trabalhar em investigação noutros Estados europeus e nos EUA. O alerta é do Conselho dos Laboratórios Associados (CLA) - conjunto de centros de investigação de referência -, que não hesita em considerar o fenómeno como emigração de talentos, ou fuga de cérebros, com as perdas que isso implica para o País.

Desencadear um debate público sobre o problema e propor medidas para inverter a tendência é o objectivo do CLA, que fez um estudo exaustivo sobre a questão e o enviou já para várias entidades e responsáveis nesta área, como a ministra da Ciência e do Ensino Superior, Graça Carvalho, o presidente da República, os sindicatos ou a Associação Bolseiros de Investigação Científica, entre outros.

«É preciso corrigir e inverter muito rapidamente os factores de bloqueio», afirma João Sentieiro, investigador e secretário do CLA, sublinhando que «há medidas concretas que podem ser tomadas».

Entre elas estão, de acordo com o conselho dos LA, o descongelamento da admissão de novos investigadores nos Laboratório de Estado, cujos quadros estão envelhecidos e têm simultaneamente inúmeros lugares em aberto; a contratação de novos doutores por parte das universidades, que nesse domínio se encontram bloqueadas há quase uma década; ou ainda a retoma dos incentivos fiscais para as empresas com actividades de Investigação e Desenvolvimento. «Esta última seria uma forma indirecta de motivar as empresas para a contratação de pessoas qualificadas para a inovação tecnológica», explica João Sentieiro.

A formação de novos doutorados sofreu uma explosão a partir de 1987 em Portugal, e fez quadruplicar o número de doutorados no País - inseridos, nomeadamente, no sistema científico. E, embora essa realidade não seja ainda comparável à média europeia, «os actuais bloqueios não permitem a inserção destas pessoas altamente qualificadas justamente onde elas são necessárias», diz o secretário do CLA.

In Diário de Notícias (07/04/2004)