abril 06, 2004

Universidade Nova: a melhor de Portugal?

A Universidade Nova de Lisboa situa-se algures entre os lugares 351 e 400 do "Ranking Académico das Universidades do Mundo 2003" realizado entre os anos de 2000 e 2003 pelo "Institute of Higher Education", no Japão, e é a única universidade portuguesa mencionada no estudo.

No topo da lista das "500 melhores do mundo" encontra-se a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. As instituições de ensino superior da América do Norte ocupam os primeiros lugares deste "ranking", que não menciona qualquer universidade do continente africano.

O estudo, baseado na análise de cerca de 2000 universidades, utiliza como indicadores os prémios Nobel em física, química, medicina e economia, os investigadores da universidade mais citados nas áreas de ciências da vida, medicina, ciências físicas, engenharia e ciências sociais, os artigos publicados sobre natureza e ciência, os artigos realizados sobre ciências naturais e ciências sociais e a "performance" académica.

A universidade europeia melhor posicionada é a de Cambridge, no Reino Unido, que aparece em quinto lugar. Na Ásia/Pacífico, lidera a universidade de Tóquio, no 19º lugar. Este trabalho de investigação pode ser consultado na Internet (ed.sjtu.edu.cn/ranking.htm).

In Público (06/04/2004)

Há uns dias, discutia-se no Professorices precisamente acerca do ranking das Universidades. Segundo este estudo do Público, a Universidade Nova, é, portanto, a melhor universidade do país. Que eles têm a mania que são bons eu já sabia (estou a ser mauzinho). Falando agora a sério. Ainda não li o estudo em pormenor, nem sei se terei paciência para o ler, mas sugiro que os interessados o façam, pelo menos para conhecerem os critérios utilizados. Seria positivo que todos os docentes universitários o lessem, e que estimulasse a competividade inter-universidades portuguesas. Já seria um avanço. Mas também vos digo uma coisa: não me considero inferiorizado por não ter estudado na Nova. Não tive professores-estrelas de televisão, mas nem por isso os considero piores do que os seus pares de Lisboa. Bem, deputados temos dois...