abril 01, 2004

Universidade em Bragança?

Dois anos depois da Comissão Pró-Universidade de Bragança ter enviado para a Assembleia da República (AR) uma petição com mais de 15 mil assinaturas, o documento vai finalmente subir a plenário. A discussão está marcada para amanhã e os vários grupos parlamentares vão ser chamados para clarificarem posições sobre uma reivindicação que começou no início da década de 90 e que tem sido bandeira de campanha eleitoral de vários partidos. Os deputados eleitos pelo distrito apresentaram em momentos diferentes e com diferentes governos três projectos de decreto-lei, para a criação da universidade, mas nenhum mereceu aprovação. "Desta vez acreditamos que as condições que o próprio Instituto Politécnico de Bragança (IPB) reúne, em relação às instalações, credenciação do pessoal docente e número de alunos são diferentes. O IPB evoluiu e por isso acreditamos que estão reunidas as condições para a criação da Universidade" insiste Jorge Nunes, líder deste movimento reivindicativo.

"O IPB tem sido a nossa indústria, a evolução do ensino superior tem sido o facto mais relevante no desenvolvimento de Bragança", sustenta. O presidente do IPB, Dionísio Gonçalves, defende reiteradamente que "a universidade já existe por dentro", argumentando que o número de professores com grau de mestre e doutor não pára de crescer.

A juntar à evolução do IPB existe a famosa promessa de Durão Barroso que, em tempo de campanha eleitoral, afirmou que se o PSD chegasse ao Governo, "mesmo contra a opinião dos tecnocratas do partido", o IPB passaria a universidade "ainda durante esta legislatura". Dois anos já passaram e Bragança ainda não recebeu nenhum sinal das intenções do primeiro-ministro honrar o compromisso.

Se da discussão na AR resultar uma recomendação positiva, Nunes acredita que poderá ser mais um contributo para que a universidade se torne uma realidade.


In "Público" (01/04/2004)

Por que é que existe esta vontade tão grande em transformar o Politécnico em Universidade? Trata-se apenas de uma mudança de título? Sentir-se-ão os dirigentes dos Politécnicos inferiorizados em relação às Universidades? Que vantagens surgem com a mudança? Qual é a principal razão que invocam para essa reivindicação? Rivalidades com Vila Real? Viremos a ter uma Universidade por distrito? E Viseu?