março 31, 2004

Reflexão

Foi bom hoje ter estado "bloguisticamente" inactivo. Alguma ansiedade provocada por motivos pessoais, familiares e académicos fez com que em algumas opiniões aqui expressas, e sobretudo nos comentários em blogues amigos, me tenha excedido. Nunca pretendi reflectir aqui sobre casos em particular. Nunca pretendi ser o "contra-informação" da Faculdade de Letras do Porto. Se aqui apresentei casos concretos, foi sempre com a intenção de reflectir sobre o ensino superior em geral. Admito que nem sempre tenha conseguido cumprir tal objectivo. Orgulho-me em ser licenciado pela FLUP. Tenho orgulho por estar a frequentar aquele que é, porventura, o mais exigente mestrado em História do país. Tenho orgulho nos meus mestres. E se de forma mais "apaixonada" (no sentido que lhe davam os "modernos") aqui me exprimi, foi porque sinto com tristeza a apatia que se instalou em alguns sectores daquela instituição.

Assim, procurarei, no futuro, continuar a reflectir sobre o ensino superior, mas de forma mais serena e objectiva. E sempre que considere não poder apresentar em público todos os meus argumentos e divulgar os factos de que sou conhecedor, então permanecerei em silêncio.