março 30, 2004

Ela vem aí...

Informou-me a 1poucomaisdeazul da seguinte notícia:

ANADIA – Universidade a um passo da Curia


O projecto da universidade para a Curia vai ser apresentado quinta-feira. O pólo da Lusíada deverá ficar no Hotel Boavista.
A Universidade Lusíada vai mesmo instalar–se na Curia. A apresentação do projecto, está marcada para a próxima quinta–feira, pelas 17H00, no Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia, com o presidente da Fundação Minerva, proprietária da Lusíada, e o reitor da universidade privada.
O pólo da Curia, que deverá ficar instalado no actualmente desactivado Hotel Boavista, privilegiará cursos virados para a economia bairradina: enologia, vitivinicultura, recursos hídricos, termalismo ou turismo. Estas são algumas das áreas que, de acordo com um estudo da Universidade, terão sido apontadas pelos agentes económicos como prioritárias.
Com vista à execução do projecto, a Fundação Minerva e a Câmara Municipal de Anadia assinaram um protocolo de cooperação, no qual a autarquia se comprometeu a encontrar as instalações, bem como a responsabilizar–se por eventuais défices nas contas anuais deste pólo da Lusíada.
Um projecto que recebeu, igualmente, o apoio de todos os responsáveis dos partidos com representação na Assembleia Municipal de Anadia.
Litério Marques apresentou, desde o início, o projecto de instalação de um pólo da Universidade Lusíada no concelho como algo de “grande importância para a região” e o argumento foi bem acolhido por toda a oposição. PS e PP garantiram mesmo “estar com o presidente da Câmara nesta matéria, sublinhando que o estabelecimento de ensino já vem tarde”.
A proposta feita pela Fundação Minerva, detentora da Universidade Lusíada, à ministra da Ciência e do Ensino Superior, requere a criação da Universidade Técnica Lusíada do Centro, na Curia, com seis cursos de licenciatura - Aproveitamento de Recursos Hídricos, Ciências da Alimentação, Enfermagem, Enologia, Reabilitação e Termalismo e Segurança e Higiene no Trabalho - e outros sete cursos de especialização tecnológica pós–secundária: Aplicações Informáticas de Gestão, Qualidade Ambiental, Marketing Industrial, Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos, Gestão de Animação Turística, Manutenção Industrial e Tecnologia Mecânica.
O facto de já se falar, desde a década de 90, na criação de uma universidade no concelho terá sido fundamental para unir todos os partidos políticos em torno da Lusíada. Litério Marques garantiu mesmo que “nunca se esteve tão perto de concretizar este objectivo”, assim aprove o Ministério da Ciência e Ensino Superior. E a cerimónia de quinta–feira é disso uma prova.

In Jornal As Beiras (29/03/2004)

Eu lá estarei 5ª feira. Levarei vários exemplares do meu curriculum. Quem sabe... Se alguém da Universidade Lusíada ler isto, pode-me contactar directamente. Tenho a certeza que vão precisar de alguém da área de História. E Sr. Presidente da Câmara: vou passar um dias destes por aí para ver o Arquivo Municipal. Pode ser?