março 09, 2004

Medicina Insular

"Os primeiros cursos superiores de Medicina nos Açores e na Madeira avançam mesmo no próximo ano lectivo. Após uma reunião realizada ontem entre a tutela e os responsáveis das duas universidades, ficaram acertadas as medidas práticas que possibilitarão a concretização dos protocolos, anunciou em comunicado o Ministério da Ciência e do Ensino Superior (...). Ainda que o comunicado do MCES não refira o número de vagas que serão abertas em 2004/2005, fontes dos dois estabelecimentos de ensino tinham já avançado que o número de novos lugares seria de 20 nos Açores e 35 na Madeira."
In Público, 09/03/2004

Devo confessar que o que li não me esclareceu o suficiente. Mas parece-me que o Governo não se prepara para abrir dois cursos de Medicina nas ilhas, mas sim descentralizar o ensino ministrado em Coimbra e Lisboa. No entanto, não percebi muito bem como é que em termos práticos isto vai funcionar. Com professores das duas universidades do Continente? Não seria mais fácil apoiar os estudantes que vêm estudar das ilhas para cá?
Por outro lado, parece que o processo está a decorrer depressa demais, segundo dizem alguns dos envolvidos.

Aproveito para dizer que algo de positivo seria a mobilidade interna dos estudantes universitários. Uma espécie de Erasmus em território nacional.