março 23, 2004

Avaliação dos professores

O último texto do Que Universidade? fez-me lembrar um bom tema para dicussão: a avaliação dos professores.

Todos parecem concordar (ou pelo menos dizem que sim) com a avaliação dos professores. Na minha faculdade, chegados ao fim do ano lectivo, eramos convidados a preencher um inquérito, com vários tópicos, em que se avaliavam os professores. Recordo-me também de ver os resultados desses inquéritos, que depois eram disponibilizados a todos. Apercebi-me então de que os meus colegas nem sempre eram honestos nas suas respostas. É verdade que existem aspectos que são subjectivos. Mas a assiduidade do professor não é um deles. Ou é ou não é assíduo. Ao não terem uma opinião favorável em relação a determinado professor ("dar más notas" é sempre um critério-chave), acabavam por ficar conscientemente "cegos" e avaliam-no negativamente, mesmo em aspectos que não correspondem à realidade. Em suma, avaliação pelos alunos? Sim. Mas que avaliação? Que peso dar a essa avaliação?

Uma outra alternativa é a avaliação por uma equipa de professores de outras instituições. Hoje, na instituição que conheço, estas equipas avaliam o curso, não os docentes de forma individual. No entanto: hoje avalio o teu curso, amanhã serás tu a avaliar o meu...

Avaliação pelos colegas da mesma instituição? Já estou a imaginar os grupos a funcionarem mais uma vez. Em dois sentidos até. Avalio-te a ti, tu vais avaliar-me a mim... Mas também: és do grupo de A, eu do grupo de B. O meu grupo tem mais "poder". Não gosto de ti. Logo: quando te avaliar vamos ter muito que conversar...

Avaliação dos professores? Sim. Mas que avaliação?