março 25, 2004

Ficamos a saber

O meu texto sobre a questão da avaliação dos professores suscitou algum debate. Fiquei a saber que sou lido por vários prof.s. E achei, por isso, curiosos alguns dos seus comentários. No entanto, reparei também que o problema em questão rapidamente resvalou para um outro: os "métodos" de entrada dos professores para a universidade. Parece, pois, pelos comentários, que as questões estão muito relacionadas. Parece-me, também, que os professores não acham muito boa ideia à avaliação do seu desempenho, ainda que raramente o admitam de forma directa. Fiquei foi sem saber o que pensam os meus colegas...

Mas vamos então discutir, se é isso que pretendem, o modo como entram os professores na Universidade. Deixo algumas sugestões de possibilidades de que tenho conhecimento real:

- por mérito próprio.

- família de A tem boa relações com o bispo. Existe um professor que é clérigo na vice-reitoria. Bispo escreve a vice-reitor. Logo, filho de A torna-se professor da universidade (nem vos digo nem vos conto como descobri esta, mas vi a "prova").

- B tem ligações com a Maçonaria. O pai de C também tem. Logo, C torna-se professor da universidade.

É meu desejo ser lido apenas pelos que se incluem na primeira opção.