março 19, 2004

Foi há um mês!

Ligeiramente cansado, depois de um dia nessa cidade onde para chegar à Universidade se tem que enfrentar um caminho não muito longo, mas íngreme, resolvi vir até cá. Afinal, O Fio de Ariana surgiu há um mês. Pretendia ser um espaço de reflexão sobre o ensino superior, cujo anfitrião era um aluno. Professorices já tinhamos. Esse era o objectivo principal: a visão do aluno. Cumprido? Nem por isso. Vejamos...

Quando há minutos entrei em casa esperava-me a correspondência. No contexto de uma política de marketing que a Universidade do Porto tem levado a cabo, enviaram-me a Revista dos Antigos Alunos da UP. Ainda não a li com atenção, mas reparei que os textos são todos de professores da UP. Curioso... Mas não é por isso que a revista vem ao blogue. Fez-me lembrar que eu já sou um antigo aluno, ainda que continue na mesma instituição em formação pós-graduada. Alunos são, afinal, os de licenciatura.

Julgo, pois, que não represento ninguém. Não posso dizer que a minha opinião sobre o ensino superior seja idêntica à de muitos da minha idade. Aliás, não raras vezes ao longo dos anos de licenciatura constatei que a minha visão era minoritária. Já é um hábito. Colegas havia que até parecia que nem me viam como tal. Apesar de tudo, nunca percebi porquê...

Este foi, pois, um mês experimental. Sei que tenho leitores habituais. Tão habituais que até sei o nome, pelo qual se apresentam, de todos. Muitos outros terão passado por cá por mero acaso...

Foi há um mês.