março 02, 2004

Bolseiros reclamam actualização de verbas

Os Bolseiros de Investigação Científica reclamam a actualização dos montantes das bolsas numa carta aberta à ministra da Ciência e do Ensino Superior, onde afirmam que, pelo segundo ano consecutivo, os valores se mantêm inalterados.
Segundo os bolseiros, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) assumiu em 2002 o compromisso (que se mantém no seu Regulamento de Formação Avançada de Recursos Humanos) de proceder anualmente à actualização dos montantes das bolsas.
"Contudo, à actualização feita em 2002 (que, acrescente-se, não cobriu a desvalorização ocorrida nos anos anteriores), não se seguiu a devida em 2003 e, até ao momento, não foi anunciada qualquer actualização para 2004", indica o texto, a que a agência Lusa teve acesso.
Por isso, pelo segundo ano consecutivo, o valor real das bolsas de investigação diminuiu, sublinham.


In JN (02/03/2004)

Os Bolseiros de Investigação têm contribuído para o desenvolvimento científico do país, sem que a maior parte das pessoas dê por isso. E nem falo dos que têm bolsas para doutoramento. Falo daqueles que tornam possível a realização de inúmeros projectos em diversas áreas do saber. São mão de obra qualificada paga a baixo preço e sem outro tipo de benefícios sociais. Enfim, é o país que temos.

http://bolseiros.no.sapo.pt/