Para contrabalançar com a onda de pessimismo que por aí anda, decidi, já a terminar o dia, deixar aqui esta pequena notícia. Deixo os comentários para os leitores deste blogue.
Sete alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) estão envolvidos no desenvolvimento e construção de dois micro-satélites a lançar no espaço em 2005 no âmbito de um projecto europeu.
Intitulado Student Space Exploration and Tecnologie Iniciative (SSETI), o projecto é liderado pela Agência Espacial Europeia (ESA) e visa o desenvolvimento, construção e lançamento de micro-satélites com menos de 120 quilos.
O projecto envolve a parceria de 21 universidades de nove países - entre as quais a Universidade do Porto, representada pela FEUP desde 2001 - cabendo a cada uma desenvolver um subsistema referente ao satélite.
Segundo refere a FEUP, a equipa é constituída por dois alunos de mestrado em Engenharia Mecânica, um aluno do 5º ano, outro do 4º, dois do 3º e uma aluna do 2º ano de Engenharia Mecânica.
António Melro, um dos estudantes envolvidos no projecto, explicou que depois de terem tido conhecimento da iniciativa pela Internet, os jovens sugeriram a participação à universidade. O contacto com os restantes 20 estabelecimentos de ensino que integram o projecto SSETI é feito via Internet, correio electrónico, «chats», teleconferência e videoconferência. Duas vezes por ano, referiu António Melro, decorrem «workshops» na Holanda, onde está sedeado o centro de investigação.
Segundo António Melro, a missão do SSETI Express é testar um novo sistema de propulsão, recentemente desenvolvido, e validá-lo para futuras viagens espaciais, nomeadamente à Lua.
Outro dos projectos em que a equipa da FEUP está a trabalhar é o satélite European Student Orbit (ESEO), a lançar no final de 2005 a bordo do foguetão Ariane 5.
Aos estudantes portugueses cabe fazer a análise e desenvolvimento da respectiva estrutura, o que implica um estudo prévio do satélite e das condições que acompanharão o seu lançamento, de forma a seleccionar os materiais a utilizar.